quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROJETO CLICK PARA INCLUIR



PROJETO CLICK PARA INCLUIR
APRESENTAÇÃO
A Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos localiza-se no bairro das Pedrinhas, possui uma clientela de 1.800 alunos entre crianças, jovens e adultos, atendidos de 2ª a 8ª séries nos 1º e 2º turnos e 1ª a 4ª etapas da EJA, no 3º turno.
O bairro das Pedrinhas é um imenso bairro da periferia Macapá, possui uma grande extensão em área de ressaca, onde a situação de pobreza e falta de infra-estrutura mais significativa são visíveis. Abriga inúmeras famílias com baixo poder aquisitivo. Essa população aumenta continuamente com a vinda de famílias das regiões interioranas do Pará e Amapá, que buscam a capital com esperança de melhoria da situação de vida. No entanto, com o baixo grau de escolaridade e falta de qualificação profissional exigida pelo mercado de trabalho, acabam aumentando as estatísticas relativas ao desemprego, à violência, ao abandono das famílias por parte dos pais, ao trabalho infantil, entre outros problemas sociais.
Tais situações acarretam adversidades marcantes no interior e no entorno da escola, principalmente relativo à violência, indisciplina e falta de interesse dos alunos pelo processo de ensino, levando ao insucesso nos resultados obtidos no final de cada ano letivo.
Nesse contexto, com o intuito de direcionar a escola para o cumprimento de sua função social, elaborou-se o Projeto “Click para Incluir”, a fim de oportunizar aos educandos curso básico de informática, para que tenham acesso ao conhecimento com base em um labirinto de possibilidades e sintam que fazem parte dos novos tempos, através do contato com as novas tecnologias e delas possam se beneficiar seja em seu trabalho, no lazer, ou simplesmente para se sentirem inseridos no contexto em que vivem.
JUSTIFICATIVA
A globalização é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais, que exercem papel decisivo na economia global. Esse processo tem sido acompanhado por uma intensa revolução de informações através do telefone, televisão, computador, entre outros. Com a informática as fontes de informação também se unificaram devido ao alcance mundial e a crescente popularização das tecnologias. Isso começa a provocar certa homogeneização cultural entre os países em todas as suas unidades federadas, sendo necessário cada vez mais conhecimento na área de informática.
O Governo Brasileiro a fim de cumprir com o que preconiza a Lei nº 9394/96, no que tange à crescente onda de avanços tecnológicos e, percebendo a necessidade de aproximar as escolas públicas da dinâmica mundial, começou a implantar a partir do ano 2000 os LIED (Laboratórios de Informáticas Educativas) nas instituições de ensinos públicos, onde o maior foco é o aluno.
Fazendo parte dos estados contemplados com o projeto de inclusão digital, o Estado do Amapá vem qualificando profissionais, ao longo dos anos, para desenvolverem projetos de aprendizagem colaborativos, a fim de consolidar a melhoria do processo ensino-aprendizagem de maneira a conduzir a ação educativa de forma planejada, dinâmica e atrativa.
Neste contexto, a Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, fazendo parte das escolas agraciadas com o LIED, vem desenvolvendo atividades voltadas para aproximar a comunidade escolar das grandes transformações que acontecem na sociedade, através de inúmeros projetos que visam desenvolver a inclusão digital de sua clientela que, ao longo dos anos, se viu excluída dessas transformações, ficando aquém da dinâmica que passa a sociedade.
Considerando que a escola deve oportunizar um cabedal de informações à clientela que dela se utiliza para poder acompanhar o processo de evolução que está ocorrendo no mundo e, conseqüentemente, desenvolver ações que despertem sua conscientização sobre a informática na educação como forma de garantir-lhe condições necessárias para traçar e alcançar suas metas tanto na ampliação de seus conhecimentos, como na sua formação cidadã, a Escola Estadual Professora Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos vem buscando caminhos que levem ao cumprimento de sua função social, elaborando e executando projetos voltados para a inclusão social, através de parcerias com ONGS e OGS que comungam desses objetivos e aproximando a comunidade da escola.
Assim, elaborou-se o Projeto “Click para Incluir”, com o intuito de oportunizar aos alunos educação transformadora, voltada à era da informática, onde o acesso ao computador possibilite desenvolver habilidades, bem como a construção de novos conhecimentos no educando, indispensáveis ao processo de transformação que passa a sociedade.
OBJETIVOS GERAL: • Promover a cidadania digital, democratizando o acesso ao computador e a transversalidade em todas as disciplinas que fazem parte da matriz curricular da escola. ESPECÍFICOS: • Estimular o interesse e a participação dos alunos nas atividades escolares, bem como sua permanência com sucesso na escola; • Contribuir para o combate à reprovação e evasão; • Fortalecer a aprendizagem relativa à informática básica; • Realizar parcerias com todas as disciplinas que fazem parte do currículo da escola; • Aproximar a comunidade da escola PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O Projeto “Click para Incluir” terá como público alvo alunos da 8ª série do ensino regular e 4ª etapas da Educação de Jovens e Adultos, maiores de 16 anos, que não possuem curso de informática e tenham disponibilidade de tempo, sendo atendidos no contra turno.
O curso terá duração de 44 horas, distribuídos em 03 dias semanais, sendo duas horas por dia, para cada aluno. Serão oferecidas 30 vagas, 10 para cada turno, onde cada aluno ficará em um microcomputador, totalizando 10 alunos por turma.
As aulas acontecerão no LIED da Escola Estadual Profª Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, onde será ministrado curso de conhecimento básico do sistema operacional e editor de texto, através de aulas práticas e teóricas, onde todas as disciplinas que fazem parte da matriz curricular estarão presentes, principalmente, Língua Portuguesa, para aprimorar o estudo da gramática, interpretação e construção de textos através de cartas, ofícios, memorando e outras redações oficiais.
Ao final do curso o aluno com bom desempenho e 75% de participação receberá certificado de conclusão. O curso encerrará com a apresentação dos trabalhos produzidos através de concurso de poesia, construção de roteiro pra peça teatral, paródias, entre outras atividades produzidas no decorrer do curso, onde será convidada toda a comunidade para participar do evento.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará no processo de execução do curso, para verificar o nível de conhecimento dos educandos baseada nos avanços e dificuldades encontrados. Serão realizadas observações sobre o aproveitamento de cada aluno, através de ficha individual, relatório diário e no final do curso através de auto-avaliação.

4 comentários:

  1. Olá Nazaré, a iniciativa de trabalhar projetos requer uma postura colaborativa e empenhada por parte do educador. Introduzir as novas tecnologias no cotidiano escolar é ter o compromisso com a educação de qualidade.Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Nazaré trabalhar com as tecnologias é algo maravilhoso. Bem sabemos quando olhamos os olhos dos alunos que adentram no projeto.
    A Escola Nazaré Vasconcelos precisa revigorar ainda mais a iniciativa do projeto.

    ResponderExcluir
  3. Olá colega, educar com Tecnologias é o desafio dos docentes do novo milênio... proporcionar aos nossos colegas acesso as novas ferramentas e novas tecnologias de informação e comunicação é a nossa meta enquanto especialistas em Mídias.
    Sucesso com seu projeto!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, colegas pelos comentários.

    É muito gratificante trabalhar projetos com significação para a aprendizagem dos alunos, principalmente quando temos apoio dos setores da escola. Isso faz com que consigamos cumprir os objetivos propostos. Ganha os professores, os alunos e a escola com um todo organizado.

    Bjs.

    ResponderExcluir